Existem várias razões para trabalhar e melhorar a sua resistência física, trazendo benefícios para a saúde e para o corpo.

Exercícios como a corrida, pular cordas, treino funcional ou ciclismo podem ser direcionados tanto para o emagrecimento ou para a geração de mais eficiência durante os treinos, sendo uma coisa consequência da outra.

É importante aliar a prática de exercícios físicos com uma boa dose de força de vontade e bons hábitos alimentares, para conseguir bons resultados na balança e nas práticas do dia a dia.

Como melhorar sua resistência física
Como melhorar sua resistência física 5

Se chegar em um momento que você não consegue mais ver resultado, provavelmente serão necessários ajustes no treino ou na alimentação, ou mesmo nas duas coisas.

Neste artigo abordamos as formas de melhorar sua resistência física, pontuando dúvidas de iniciantes e várias opções de exercícios para você integrar na sua rotina.

Dúvidas frequentes de iniciantes

Ao começar uma rotina de exercícios é comum se deparar com algumas dúvidas, que precisam ser esclarecidas para que você possa se dedicar ao máximo ao seu projeto saúde. Separamos três questões a seguir.

Qual o tempo para um sedentário se adaptar aos treinos?

Para responder essa pergunta é preciso considerar alguns fatores que interferem diretamente na resistência física, como a predisposição para a prática de exercícios, a frequência dos treinos e o estilo de vida que o indivíduo possui.

Hábitos como tomar água com frequência, tendo sempre fácil acesso a um bebedouro de galão, não fumar e já ter alguma rotina de exercícios prévios ajuda para que o corpo se acostume mais rápido.

Em uma média de duas a três semanas já se tem tempo suficiente para notar os primeiros sinais da melhora da resistência e da adaptação do corpo à rotina de exercícios estabelecida.

É normal sentir dores no dia seguinte?

As pequenas dores no dia seguinte não são só normais como necessárias para a formação de fibras musculares mais fortes.

O que ocorre é que durante a prática de exercícios como a corrida intensa, as fibras musculares sofrem micro rupturas, responsáveis pela dor.

Como resposta, o organismo começa a formar músculos mais resistentes e mais fortes, de forma que você ganha massa muscular.

Como melhorar a recuperação?

O uso adequado de equipamentos de proteção individual e coletiva para os treinos é uma forma de evitar lesões e problemas.

Para uma recuperação mais eficiente dos músculos é indicada a ingestão de alimentos ricos em proteínas logo após o treino.

Descansar também é fundamental, pois é durante o período de repouso que ocorrem as reparações musculares.

Cuidado com o consumo de remédios para aliviar as dores sem indicação médica, pois podem não fazer bem a você.

7 exercícios para aumentar a resistência física

exercicio fisico saude
Como melhorar sua resistência física 6

Os exercícios podem se tornar mais agradáveis com o uso de um Climatizador Evaporativo, que torna o ambiente mais úmido e propicia uma melhor respiração.

Cada exercício traz benefícios diferentes, dependendo da área do corpo trabalhada e da intensidade dos exercícios.

Listamos aqui 7 exercícios que colaboram para o aumento da resistência física e da performance individual.

  1. Sequência de escadas

Subir lances de escadas é uma atividade que não demanda investimento e pode ser feita em qualquer local.

Esse exercício tonifica e aumenta a resistência das pernas, além de ter um forte impacto sobre o sistema cardiorrespiratório.

Para começar a praticar basta encontrar uma escada e começar a fazer circuitos de subida e descida de forma constante. 

Não é necessário praticar a subida e a descida correndo, podendo criar um ritmo próprio, desde que constante.

Esse é um bom momento para deixar seu smartphone de lado, carregando em tomadas e plugues.

  1. Pular corda

Enquanto você pula corda, os músculos trabalham, envolvendo esforço principalmente dos pés, panturrilhas e bíceps.

Para uma maior eficiência durante a prática dos pulos, encoste apenas as pontas dos pés no chão, colaborando para o aumento da resistência e do condicionamento físico.

Para praticar você nem precisa realmente ter uma corda, podendo simular os movimentos de pulo e de bater a corda com os braços.

  1. Ciclismo

Para praticar exercícios externos tenha sempre com você um pequeno pote de álcool absoluto, para garantir higienização em qualquer lugar.

Praticar ciclismo é muito útil para a saúde cardiorrespiratória e para estimular a circulação sanguínea, tendo um impacto direto sobre o condicionamento do corpo.

Comece respeitando seus limites e utilizando os itens de segurança para pedalar, como capacete e joelheiras.

Vá inserindo o uso da bicicleta em suas atividades diárias aos poucos, começando por ações como ir ao mercado, até se sentir seguro e confiante para participar de grupos de ciclistas e fazer trajetos mais longos.

  1. Corrida

Tudo o que você precisa para apostar neste exercício é um bom par de tênis, que permita conforto e segurança.

Você pode começar com fluxos constantes de caminhada e ir evoluindo para a corrida aos poucos. Entre os principais benefícios de praticar esse tipo de atividade podemos citar:

  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Melhora a saúde respiratória;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Ajuda no controle do colesterol.

Consuma muita água durante os treinos, tendo certeza que existe uma boa procedência da análise de água.

Estipule pequenos intervalos entre um pico de corrida e outro, tomando cuidado para não sobrecarregar o corpo.

Você pode correr por 2 minutos e caminhar por 30 segundos, mantendo a frequência da atividade.

  1. Yoga

Ao parar para respirar e meditar, trabalha-se o autoconhecimento corporal, bem como o aumento da resistência que é trabalhada durante as diversas posições que trabalham força muscular.

Como existe um forte trabalho sobre o controle da respiração com a prática da yoga, essa atividade ajuda no melhor desempenho de outras práticas, como a corrida.

  1. Natação

A natação é um esporte que pode se tornar extremamente prazeroso quando praticado em um local com aquecedores de piscina.

Nesse esporte trabalha-se todo o corpo ao mesmo tempo, tendo uma ação direta no aumento da resistência física, além de:

  • Melhorar a capacidade respiratória;
  • Aumenta a resistência de membros inferiores e superiores;
  • Ajuda no combate a obesidade;
  • Fortalece articulações e ligamentos.

A prática de exercícios dentro da água é benéfico pois permite que sejam praticados atividades com um impacto menor às articulações

  1. Funcional

O treino funcional reúne diversos exercícios em uma única aula, com corrida, saltos, agachamentos e polichinelo.

São praticados circuitos de diferentes níveis de dificuldade que exigem força, disposição e controle da respiração.

Por se tratar de um conjunto de atividades trabalha todos os membros do corpo, sendo indicado para ajudar com a saúde cardiorrespiratória.

Com a diversificação das atividades o corpo não se acomoda, permitindo o desenvolvimento e ganho de resistência.

Não descuide da sua alimentação

Alimentos podem ser anti inflamatorios naturais
Como melhorar sua resistência física 7

Os exercícios físicos são muito importantes para a nossa saúde, mas apenas completa um ciclo de cuidado com o corpo que começa nas escolhas que fazemos para sua nutrição.

Aliando práticas físicas regulares com uma boa alimentação diversificada e equilibrada, além do consumo de água regularmente, é possível ter uma saúde excelente.

O que comemos tem um impacto direto em nossa resistência física, bem como nos ciclos de sono e regeneração dos tecidos musculares.

Não adote dietas restritivas sem a orientação de um profissional nutricionista, pois nosso corpo precisa de nutrientes e vitaminas.

O melhor é contar com um plano alimentar criado por um bom profissional, que considere suas particularidades e estilo de vida.

Comer adequadamente, além de controlar o peso e melhorar a imunidade, permite que o corpo tenha mais energia e resistência para a prática de exercícios físicos.

A imunidade está relacionada ao sistema de proteção do nosso corpo contra agentes externos e patógenos, como vírus e bactérias.

Manter a saúde em dia é fundamental para que o corpo resista ao entrar em contato com agentes como esse.

A importância do exercício físico

exercicio para ajudar o seu coracao
Como melhorar sua resistência física 8

A prática de exercícios físicos pode se tornar algo ainda mais prazeroso aliado a um sistema de som ambiente residencial.

Ao realizar práticas físicas é trabalhado tanto o corpo quanto a mente, fazendo grande diferença no dia a dia, até mesmo para pontos como:

  • Controle do humor;
  • Redução do estresse;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora do sistema respiratório;
  • Mais saúde para o sistema cardiovascular.

Manter-se ativo e praticar esportes e exercícios físicos é um investimento de longo prazo, em que você investe no seu corpo com o passar dos anos.

Além disso, alguns valores pessoais são trabalhados e desenvolvidos durante as práticas como a perseverança, força de vontade e determinação.

É um processo de constante superação que traz resultados a curto, médio e longo prazos, garantindo qualidade de vida.

Considerações Finais

Existem muitos motivos para você começar hoje mesmo a praticar exercícios físicos e a busca da melhora da resistência  física é apenas um deles.

Cada um conta com suas razões pessoais para se manter constante nas práticas, propiciando mais saúde e bem-estar.

Fique atento e respeite os limites do seu corpo, para não exagerar no início das práticas e não conseguir manter a frequência.

O ideal é escolher bem o tipo de exercício praticado, que deve se encaixar no seu estilo de vida, preferências e condicionamento físico.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.