• Post author:
  • Post category:Casa

Saiba como aproveitar cada cantinho do cômodo e torná-lo funcional 

O quarto é o cômodo mais íntimo da casa e, para que você tenha boas noites de descanso, o ambiente deve ser relaxante e organizado. No entanto, nem sempre é fácil manter tudo no lugar, especialmente quando parece não haver espaço suficiente para armazenar todas as suas coisas.

Mas, diferentemente do que muitos imaginam, você não precisa de móveis planejados para aproveitar todos os cantinhos do cômodo, ainda que ele seja pequeno. Basta pensar bem nos móveis escolhidos, sobretudo o armário de casal, e ter um pouco de criatividade. 

Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Neste artigo, você vai conferir dicas de como otimizar o espaço do seu quarto e resolver de uma vez por todas o problema de falta lugar para suas coisas. Confira agora!

Escolha os móveis de forma inteligente

como otimizar o espaço do quarto

Escolher os móveis certos para o ambiente é o ponto mais importante da otimização de espaço. É preciso ir além da estética e priorizar a funcionalidade. Para ter uma base para tomar a melhor decisão, basta seguir as dicas abaixo:

  • tire as medidas do cômodo;
  • faça uma lista com os móveis que deseja ter no quarto;
  • selecione suas opções favoritas;
  • confira as medidas de cada uma delas;
  • atente-se à circulação. 

Se você prestar atenção em todos esses pontos e segui-los à risca, a escolha se torna muito mais simples.

Por exemplo, se as paredes do seu quarto têm 2,5 metros de altura por 2 metros de largura, você não pode comprar um armário que ultrapasse essas medidas.

decoracao

Além disso, se a sua intenção for colocar a cama e o guarda-roupa na mesma parede, talvez seja melhor optar por um móvel modulado, que prevê um espaço para cama.

Use espaços extras

decorar casa com

Quando o assunto é montar um quarto, o que vem à mente são os móveis, como o guarda-roupa, a escrivaninha e a cama. No entanto, é preciso usar a criatividade e aproveitar alguns espaços extras para otimizar o cômodo. Entre eles, podemos destacar:

  • área superior das paredes;
  • embaixo da cama;
  • acima e embaixo da janela.
  • cantinhos.

Caso você seja uma pessoa que ama ler, por exemplo, pode utilizar um espaço livre da parede para montar uma mini biblioteca e armazenar os seus livros preferidos.

decoracao de quarto1

Se não for o seu caso, existem outras alternativas: criar uma bancada que sirva como penteadeira e também de apoio para o notebook durante o home office. 

Prefira as portas de correr

As portas são verdadeiras vilãs no que diz respeito ao bom aproveitamento do espaço de um quarto, especialmente se ele for pequeno.

Optar por um guarda-roupa com portas de correr, por exemplo, já te dá uma boa vantagem nesse sentido.

Mas, se for possível instalar uma porta de correr na entrada do cômodo, a otimização do espaço será ainda maior.

Opte por um painel de TV

Se você é do time que acredita que não pode faltar uma televisão do quarto, a dica é escolher um painel em vez de um rack ou uma estante para apoiá-la.

Racks e estantes ocupam um espaço muitas vezes desnecessário, visto que sua única função é apoiar a TV, coisa que um painel com uma pequena prateleira ou nicho também faz perfeitamente.

Por fim, outro detalhe importante que precisa ser levado em consideração na hora de instalar sua televisão é a distância mínima entre a tela e a posição em que ela será assistida.

Para evitar qualquer tipo de desconforto, como dores de cabeça ou problemas na visão, a distância que a TV deve ser posicionada é de ao menos 3 metros de distância.