Quando estamos muito tempo sem fazer uma atividade física regular, dobram-se as chances de desenvolvermos doenças cardíacas, diabetes e aumento da pressão arterial. E estima-se que 65-85% da população mundial não é suficientemente ativa.

Como qualquer outro músculo do corpo, o coração fica mais forte com exercícios regulares. Ao executar certos tipos de atividade, há uma melhora na circulação sanguínea em todo o corpo e, assim, um aumento da capacidade cardiovascular.

Uma simples atividade leve, já traz benefícios para o corpo e também para o nosso músculo mais importante. Fortes atividades como dança, corrida, natação, ciclismo e uma caminhada rápida devem ser praticadas regularmente. Atividades moderadamente mais fortes, tais como futebol, basquete, tênis e uma caminhada mais rápida também são boas escolhas.

A “American Heart Association “ dos Estados Unidos recomenda a prática de algumas dessas atividades três ou quatro vezes por semana por pelo menos 30 minutos. As atividades de baixa intensidade,e até as domésticas (atividades normais do dia-a-dia feitos em casa), e caminhada leve ajudam, mas  os benefícios são mais a longo prazo. Mas também tem muitos benefícios como: melhora da coordenação motora e do tônus ​​muscular, redução da tensão e claro, queima de calorias.

Portanto, realizar uma caminhada rápida por 30 minutos, 4 ou 5 dias por semana, ajuda a controlar o peso, controlar o stress, reduzir a ansiedade e aumentar seu otimismo. Esses fatores não apenas o ajuda a melhorar sua saúde cardíaca, mas também lhe dar uma musculatura mais tonificada e eficiente!

Caminhar – Um ótimo Exercício!

A promessa de começar a caminhar a partir de segunda-feira, infelizmente é esquecida por muitos.

O exercício super saudável e que deveria fazer parte da rotina diária de todos, fica apenas na promessa: “Na segunda-feira eu começo a caminhar”.

Para iniciar suas caminhadas, tudo depende de você. E é preciso determinação. Primeiro é preciso definir o horário que precisa ser bem cedo ou então no finalzinho da tarde. Caminhar sob o sol, mesmo no horário de 10 horas da manhã, nem pensar.

O local para caminhar é importante também. Muito importante. O ideal é caminhar em locais como praças ou parques, que têm pistas planas entre grande área verde. Infelizmente isto não é possível para todos, então é preciso improvisar. Caso caminhe em locais onde circulam automóveis a atenção precisa ser redobrada.

A ideal para a roupa é que seja leve. O tênis também precisa ser apropriado, como os modelos que ajudam a absorver o impacto dos pés no chão.

Caminhar por uma hora, além de reduzir até 30% a gordura no sangue é um ótimo começo para emagrecer e traz uma série de outros benefícios.

Não deixe para começar a caminhar na próxima segunda-feira, comece a caminhar hoje. Se não for possível, comece então amanhã, mas não adie o início de suas caminhadas.

Se estiver a muito tempo sem caminhar e achar que vai ser difícil, comece com apenas 1 volta no quarteirão. Nada mais que isto. Saia todos os dias de casa, dê apenas uma volta no quarteirão e pronto, considere sua caminhada feita. No terceiro ou quarto dia você sentirá necessidade de aumentar para 2 ou 3 voltas. Aos poucos vai sentir necessidade de caminhar mais, aumentar o trajeto para 2 quarteirões, depois 3, depois 4. Aos poucos aumente também o ritmo da caminhada. Comece aos poucos com as caminhadas rápidas e vá aumentando gradativamente.

Em pouco tempo você vai sentir os resultados. Muito mais que perder peso, o que já será um grande benefício, sentirá melhoras no sono, no dia-a-dia, nas atividades diárias além de estar cuidando de seu futuro que será com muita saúde e disposição