• Post author:
  • Post category:Dicas

A alimentação e a saúde bucal são umas das grandes preocupações das pessoas no dia a dia. Uma rotina alimentar pode ter dois efeitos, o positivo e negativo, tanto para o organismo, como para a saúde dos dentes.

Você já foi a um nutricionista, dentista ou médico que falou sobre os alimentos que você deve ou não consumir na sua rotina? 

Sempre que uma pessoa está buscando melhorar sua imunidade, cuidar melhor da saúde do corpo ou da boca, a discussão a respeito da alimentação é um dos principais apontamentos desses especialistas.

Em relação aos dentes, existem uma série de alimentos que podem ser bastante importantes para fortalecê-los. 

Em contrapartida, existem uma grande variedade de grupos alimentares que podem ser prejudiciais, tanto para a estrutura dos dentes, como para a sua coloração e também para o uso, por exemplo, de faceta dente.

Para que você entenda melhor sobre o que estamos falando, selecionamos 5 alimentos que podem ser prejudiciais nesse sentido. 

Também apontaremos o por que deles serem prejudiciais, quais os danos que podem causar e por que é importante evitá-los sempre que puder. 

Por que os alimentos podem prejudicar os dentes?

dentes brancos

Antes de mostrar quais alimentos selecionamos, é importante entender o por que esses alimentos podem causar danos aos dentes, tanto para a sua estrutura, como para a sua coloração.

Bom, quando nos alimentamos, os alimentos têm um primeiro contato direto com a boca e com os dentes. 

Quando mastigamos esses alimentos, é natural que alguns restos acabem ficando presos nos dentes, principalmente grupos alimentares mais difíceis de serem totalmente mastigados.

Com isso, é possível que aconteça um acúmulo de bactérias nos dentes, essencialmente se a pessoa não tiver boas práticas de higienização, como a limpeza dos dentes ou da sua facetas de porcelana durabilidade, por exemplo. 

Conheça algumas práticas que são importantes para evitar esse acúmulo de bactérias e formação de placa bacteriana ou outras doenças:

  • Escovação diária;
  • Uso de escovas recomendadas;
  • Utilização do fio dental após a escovação;
  • Consulta regulares com dentistas.

Alimentos prejudiciais

Para continuar, falaremos agora dos 5 alimentos que podem ser extremamente prejudiciais para os seus dentes, principalmente para a coloração da arcada dentária. 

Além disso, podem prejudicar também a pigmentação dos seus alinhadores invisíveis, caso você utilize. Confira!

  1. Café

Para começar, temos o café, que é um dos alimentos que mais prejudicam a coloração esbranquiçada dos dentes. Essa é uma bebida com alta pigmentação, bastante escura, que por si só já causa estes danos importantes, como manchas nos dentes.

Além disso, uma pessoa que gosta de café, tende a consumir essa bebida em excesso, pois ela possui cafeína, uma substância viciante. 

Por fim, o açúcar que normalmente vem acompanhado com essa bebida ajuda a causar ainda mais danos para a estrutura dos dentes e também da lente de dente

  1. Refrigerante

Não é novidade para ninguém que os refrigerantes podem ser extremamente prejudiciais para a saúde, principalmente quando consumido em excesso. 

Além de fazer mal para o organismo, eles também podem prejudicar e muito os dentes, causando manchas difíceis de serem revertidas naturalmente.

As propriedades do refrigerante, essencialmente a quantidade de açúcar e a sua forte pigmentação, causam esses danos que, quando foge do controle, pode trazer sérios problemas odontológicos para as pessoas.

  1. Suco de uva

Apesar de o suco de uva ser uma bebida mais saudável do que as demais mencionadas até agora, ele também possui uma pigmentação excessiva. 

Dessa maneira, quando as pessoas ingerem essa bebida com frequência, a tendência é que surjam manchas nos dentes que podem ser bastante incômodas.

  1. Molho de tomate industrializado

Alimentos que são industrializados já possuem uma certa tendência a serem prejudiciais para a saúde bucal da população. Quando falamos do molho de tomate, isso aumenta ainda mais.

Além de ser um alimento que passa por processos industrializados, recebendo uma série de componentes que prejudicam a saúde, o molho de tomate é mais um alimento forte na pigmentação. 

Para quem gosta de comer bastante massa, acompanhada com esses molhos, é importante ficar atento com os danos que ele pode causar para a coloração dos dentes e do aparelho transparente.

  1. Bebidas alcoólicas

Por fim, não poderíamos deixar de citar as bebidas alcoólicas. Além de possuírem componentes que prejudicam naturalmente os dentes, as bebidas alcoólicas são ácidas, podendo alterar o PH do dente e contribuindo para a perda de minerais dos esmaltes dentários. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e 

e retenção de funcionários.