Falar sobre a qualidade nutricional dos alimentos é algo a ser visto com bastante atenção pelas pessoas, de forma com que elas consigam adotar as melhores estratégias em relação aos cuidados de sua saúde. Começando pela dieta a ser implementada.

Isso ao se tratar não apenas da busca por uma questão estética, mas sim por conquistar uma melhor qualidade de vida, trazendo benefícios então para a execução das mais diferentes atividades a serem executadas dentro do seu cotidiano.

Como na prática de atividades físicas, seja para um atleta ou um empresário que busca ter certos cuidados com o corpo, já que tal indivíduo pode passar o seu dia sentado em uma cadeira dentro do seu escritório, com uma prática quase nula de exercícios neste trabalho.

8 alimentos que dão energia para iniciar bem o dia
8 alimentos que dão energia para iniciar bem o dia 5

Sendo importante contar com um nível amplo de energia, para que seja possível dedicar o seu tempo para o trabalho, atividades físicas, vida social e familiar. Tudo a exigir certos cuidados em relação à manutenção do seu corpo, como na ingestão de líquidos.

Existindo a importância nesse sentido de contar apenas com fornecedores que realizam frequentam o serviço de análise de água, tendo assim a certeza de que tal indivíduo está consumindo uma água de qualidade, sem a presença de bactérias e corpos estranhos.

Esse mesmo tipo de atenção também deve acontecer em relação aos alimentos que você consome diariamente, evitando produtos gordurosos e cheios de açúcar, que apesar do sabor agradável, não valem o impacto a ser causado por tal consumo desequilibrado.

Existindo nesse caso a relevância não apenas daquilo que será consumido, mas também dos horários que envolvem a sua alimentação. Um conceito tratado com grande importância por nutricionistas e profissionais da área, a indicarem a melhor dieta aos seus pacientes.

Parte importante dessa alimentação diária está associada também ao café da manhã, popularmente conhecido como “a primeira e mais importante refeição do dia”.

Com as padarias preparando seu pão congelado na madrugada, para responder aos seus clientes durante a manhã. Mas essa não é a única opção a ser considerada no horário do café, sendo importante observar todas as alternativas acerca dessa refeição.

A importância do café da manhã para o seu dia

A importância do café da manhã para o seu dia
8 alimentos que dão energia para iniciar bem o dia 6

Cada refeição tem sua importância específica para o cotidiano de uma pessoa, de acordo também com suas atividades, até mesmo profissionais. Como um almoço reforçado para quem atua com especificamente com um trabalho que exige muito esforço físico.

Assim como um artista de dança pode optar por refeições mais leves, para que seja possível trabalhar com a flexibilidade do seu corpo, ao mesmo tempo no qual é necessário o consumo de nutrientes que permitam a sustentação de tal indivíduo.

E nessa variedade de estilos e de refeições, existe uma em específico que merece uma certa consideração, que é o café da manhã. Exigindo o consumo adequado de elementos nutricionais, que permitam a esse indivíduo estar pronto para encarar o restante do dia.

Sendo o momento no qual o seu corpo se encontra em um estado natural de fragilidade, já que o seu organismo se encontra com reservas baixas de energia, a fazer com que seja importante consumir alimentos que respondam a essa necessidade.

Procurando então por colocar o seu avental cozinha personalizado, ir até sua bancada e preparar a melhor refeição possível para suas manhãs, com um café reforçado, pronto para adquirir as energias necessárias para encarar suas atividades diárias.

Fortalecendo o corpo para suas funções no trabalho e a mente para para executar suas atividades na escola ou faculdade, já que ambos necessitam dos nutrientes adequados para que possam funcionar corretamente. Sendo importante então consumi-los de manhã.

E para que o seu café da manhã seja o melhor possível nesse sentido, é importante observar os nutrientes presentes nos alimentos que você pretende e gosta de consumir, para que assim seja possível montar uma mesa adequada para sua primeira refeição.

De acordo com as suas necessidades. Seja você um atleta, um estudante ou uma pessoa que irá se locomover até o seu trabalho, seja em uma atividade de escritório ou em uma ação braçal, sendo importante considerar as opções adequadas para o seu café da manhã.

8 alimentos que dão energia para começar bem o seu dia

415887992 cafedamanha
8 alimentos que dão energia para iniciar bem o dia 7

Seja ao tomar o seu café da manhã em casa, ou então você que prefere tomá-lo em uma padaria ou no restaurante do hotel em que se encontra hospedado, é importante ter atenção a tudo o que você consome, sejam alimentos sólidos ou líquidos.

Pois assim como é importante contar com um filtro de agua para torneira, para ter acesso à água de qualidade, é essencial também escolher pelos alimentos que possuam as substâncias necessárias, capazes de darem energia ao seu corpo.

E diversas são as opções a serem consideradas para estrearem o seu café da manhã, existindo 8 possibilidades que merecem um destaque especial.

Não apenas pelo seu valor nutricional, a agir na liberação de energia para o corpo, mas também por se tratar de alimentos saudáveis e saborosos, que podem ajudar a te acordar, começando por suas papilas gustativas.

  1. Café

A primeira opção a ser citada é aquela que inclusive dá título a essa refeição no Brasil, o tradicional café. Muito consumido no país por causa de sua capacidade energética, o café é mais do que o principal ajudante para quem trabalha às noites e precisa ficar acordado.

Essa bebida tem uma grande relevância durante o período da manhã, liberando a energia necessária para as atividades do dia a dia, além de ajudar a acordar o indivíduo, principalmente caso ele tenha tido um noite de sono pouco regular.

Isso acontece por causa de seus componentes que juntos atuam na desloqueio de células de energia, aumentando a reação e concentração geral do seu corpo, acerca de diversas funções e atividades. Indo além da cafeína, mas contando também com a presença de:

  • Trigonelina;
  • Niacina;
  • Melanoidinas;
  • Quinídeos;
  • Ácidos clorogênicos.

Nutrientes capazes de acordar o indivíduo, dando energia para que ele encare um turno diário de 8h como transportador em uma industria de luminárias.

  1. Ovo

Após acordar o corpo, é importante garantir a presença de nutrientes que irão agir na sustentação dele, dando força para a execução de qualquer que sejam os seus objetivos cotidianos. Sendo importante o consumo de uma proteína.

O ovo é uma grande opção nesse sentido, principalmente se cozido, por conter uma série de vitaminas que seriam afetadas durante o processo de fritura, por exemplo. Fora a carga calórica que é adicionada junto aos óleos utilizados nessa preparação.

  1. Salmão

Falando de proteínas, o salmão é uma boa opção para a manhã, por ser uma fonte rica de ômega 3, ajudando a fortalecer o cérebro e a memória, sendo assim uma boa opção para quem vai fazer algum tipo de exame nesse dia, por exemplo.

Por contar com um preparo mais refinado, pode ser a opção adequada para se recorrer quando você estiver hospedado em um hotel, com tal prato a ser preparado em uma fogão industrial com forno.

  1. Frutas com carotenóides

Uma opção variada para as manhãs é o consumo de frutas, com um destaque especial para aquelas carregadas em carotenóides, substância naturais que atuam diretamente na manutenção do corpo. Entre elas é possível destacar:

  • Mamão;
  • Melancia;
  • Manga;
  • Goiaba.

Alimentos que agem como oxidantes naturais, agindo dessa forma na proteção e conversação do corpo, da mesma forma com que se é necessário cuidar da manutenção de cozinha industrial, para o preparo adequado das suas refeições durante a manhã.

  1. Banana
bananas
8 alimentos que dão energia para iniciar bem o dia 8

Mantendo-se no reino das frutas, a banana é uma opção a se destacar, por se tratar de um alimento rico em fibras, vitamina C e potássio. O último sendo muito importante para evitar câimbras no corpo, sendo assim a fonte de energia ideal para o seu pré-treino físico.

  1. Abacate

O abacate é outro destaque entre as frutas, garantindo sua dose diária de fibras, sendo bom para a digestão, assim como a visão. Só é preciso fugir da lenda que se trata de uma fruta altamente calórica, já que possui apenas uma gordura saudável ao corpo.

  1. Nozes e castanhas

Para quem procura por alimentos oxidantes, que agem não só na liberação de energia como também na previsão de doenças, o consumo de manhã por nozes e castanhas pode ter uma grande relevância neste sentido, ajudando na proteção celular.

E sobre a liberação de energia, tais alimentos têm uma função importante que é na sustentação dos níveis de açúcar consumindo, fazendo do seu corpo um armazém geral de energia. Além de serem muito saborosos de serem consumidos com iogurtes.

  1. Probióticos

Por último é adequado citar os iogurtes e os leites fermentados. Alimentos laticínios, aos quais os microrganismos nele presentes podem trazer diversos benefícios ao corpo, ajudando-o a realizar as trocas químicas que levam à produção de energia. 

Todas essas são opção para um café da manhã saudável, enérgico e acima de tudo, agradável ao paladar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.