• Post author:
  • Post category:Dicas

A busca por dentes cada vez mais brancos se tornou muito comum nos dias de hoje, principalmente por conta das redes sociais. Por isso, o clareamento dental começou a ser mais procurado em todos os consultórios.

Esse aumento ocorreu principalmente por conta das redes sociais que pregam sobre o sorriso perfeito, mais branco e alinhado, que pode ser alcançado por meio de um aparelho de dente transparente.

O clareamento dental pode ser feito tanto no consultório odontológico quanto em casa, porém não podemos deixar de consultar um especialista antes de realizar ambos, para termos um melhor direcionamento.

Sendo assim, neste artigo iremos abordar o que é um clareamento dental, quais são os seus tipos e os benefícios que trazem, sendo na estética e na saúde bucal.

O que é clareamento dental?

clareamento dental

O clareamento dental vem evoluindo cada vez mais ao longo dos anos, com novas tecnologias e técnicas que o tornaram cada vez mais efetivo e com melhores resultados.

Porém uma coisa é certa, em todos os tipos e formas de realizá-lo o objetivo vai ser sempre o mesmo, fazer uma limpeza nos dentes e torná-los cada vez mais brancos.

Com o passar dos anos ou quando os cuidados com a saúde bucal não são adequados, os dentes começam a perder a sua coloração mais branca, o esmalte, e ficam amarelados, podendo causar diversos problemas, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Queda dos dentes.

Muitas vezes, a falta de cuidado pode causar outros tipos de doenças como o bruxismo, sendo necessária a pesquisa por um aparelho para bruxismo valor.

Sendo assim, o clareamento dental irá devolver ao sorriso sua coloração mais branca e bonita, utilizando de agentes clareadores e técnicas que trarão a cor original que está por baixo da coloração mais amarelada.

Por fim, com a ajuda de um dentista, você irá ver qual o melhor tipo deste procedimento se encaixa melhor no seu caso, havendo diversas maneiras que mencionaremos abaixo.

  1. Clareamento a laser

Este tipo de clareamento pode ser realizado somente nos consultórios odontológicos e é  feito com o uso de um gel que tem suas funções aumentadas quando é exposto a um laser específico para o tratamento.

Essa luz faz com que todas as funções presentes no gel alcancem cada vez mais fundo no esmalte dentário, causando resultados cada vez mais satisfatórios, sendo necessárias menos visitas ao dentista.

Esse procedimento, por ser mais potente e tecnológico, acaba tendo um valor mais elevado comparado aos outros que veremos a seguir, semelhante a uma lente de contato dental quanto custa e seus resultados, sendo mais satisfatórios.

  1. Clareamento caseiro

Quando falamos do clareamento caseiro é importante ressaltar que ele também precisa ser prescrito e acompanhado de um profissional especializado na área.

Ele funciona de forma simples. É utilizada uma moldeira durante a noite por, em média, 40 minutos, semelhante a um aparelho lingual. Junto com esta moldeira é usado um gel clareador. podendo ser de:

  • Peróxido de carbamida;
  • Peróxido de hidrogênio;
  • Perborato de sódio.

Já neste tipo de clareamento, o tempo do tratamento acaba sendo mais longo e os resultados demorando mais tempo para serem percebidos, podendo durar quase um mês.

  1. Clareamento interno

Este tratamento já é um pouco diferente comparado aos que vimos anteriormente. Seu processo ocorre na parte de dentro do sorriso, onde não podemos ver, sendo indicado para aquelas pessoas que passaram por tratamentos de canal, por exemplo.

Sua semelhança com os anteriores está na necessidade de se utilizar de um gel, que é aplicado na porção coronária do dente, demorando dois meses para produzir resultados.

Porém, o clareamento interno é o mais incerto dos clareamentos dentais, com seus resultados dependendo de cada paciente, diferente de quando é usado e pesquisado sobre um aparelho de porcelana preço.

  1. Luz ultravioleta

Quando falamos desta técnica, podemos relacioná-la com o clareamento a laser, porém aqui é usada a luz ultravioleta para a potencialização do gel aplicado sobre os dentes do paciente.

A duração desse procedimento depende de cada pessoa, mas fica de duas a três sessões, com os resultados sendo percebidos quase de imediato.

Todos esses tratamentos possuem suas próprias características e vantagens, cabendo ao dentista escolher qual o que se encaixa melhor em cada caso e, se necessário, combinar dois deles, como o caseiro e o clareamento a laser.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.