• Post author:
  • Post category:Medicina

Cuidar da saúde mental é algo fundamental para que o indivíduo se sinta preparado para encarar qualquer que sejam os desafios do dia a dia. Seja em sua vida pessoal ou então no meio profissional, já que ambos exigem um controle emocional.

Questões a fazer com que esse tema tenha conquistado uma maior repercussão nos últimos anos, ao contrário da total negligência ao assunto, como acontecia nas gerações anteriores, com problemas e traumas sendo ignorados, piorando assim seu estado.

Pois assim como um resfriado não tratado pode levar a uma pneumonia, situações frequentes de estresse e tristeza podem levar a casos graves de depressão, colocando em risco até mesmo a vida de tal pessoal, afetando não só a mente como também o corpo.

Dicas para melhorar sua saúde mental
Dicas para melhorar sua saúde mental 5

Assim, da mesma forma com que uma empresa de alimentos deve fazer uma constante análise de água, para impedir o ocasionamento de doenças em relação à água usada nas plantações e cultivos dos produtos alimentares a serem comercializados por tal companhia.

Cabe a uma empresa também observar a saúde mental dos seus funcionários, da mesma forma como se preocupa com o estado físico deles, já que um problema de origem sentimental pode acabar por prejudicar a atuação do colaborador em seus afazeres.

Isso em uma relação que ultrapassa as responsabilidades no trabalho, afetando principalmente os vínculos sociais de tal indivíduo, podendo prejudicar até mesmo o seu convívio familiar, como um trauma involuntário a ser repassado para seus filhos.

Com o seu estresse diário podendo deteriorar todo tipo de relação a ser vivenciada pelas pessoas, seja em sua vida particular ou em ligação com o seu meio profissional.

Cuidando de sua mente para que o seu corpo possa também ser protegido, como na encomenda junto à uma fábrica de luvas descartáveis, para cuidar da proteção dos funcionários que irão lidar com materiais pontiagudos, por exemplo.

E se uma empresa se preocupa com a saúde física dos seus funcionários, ela deve também se atentar à saúde mental deles. Até porque as adversidades em relação a tal assunto vem se mostrando cada vez maiores e mais preocupantes.

A situação da saúde mental no mundo

ansiedade
Dicas para melhorar sua saúde mental 6

O avanço da medicina fez com que diversas doenças pudessem ser curadas ou tratadas, diminuindo assim o impacto que certas enfermidades podem trazer ao mundo, aumentando a expectativa de vida da população de uma forma geral.

Contudo, esse mesmo cuidado com o corpo não se reflete em relação à mente, com os índices de doenças relacionadas ao fator emocional se tornando cada vez mais impactantes, resultado também do próprio cenário social atual.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os números associados à depressão em 2021 chegaram a impressionantes 300 milhões de pessoas, com o Brasil sendo o maior país em relação a tal índice dentro da América Latina.

O estado de pandemia pode ser levantado como um tópico relevante em relação a tais números , já que o período de isolamento acabou por prejudicar não às mais diversas atividades do mercado, como uma auditoria ambiental, assim como o aspecto social.

Ocasionando o surgimento de um número amplo de doenças associados à saúde mental da população, amplificando os casos de:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Crise de pânico;
  • Ataques de raiva;
  • Automutilação.

Casos preocupantes que se não forem tratados podem levar a consequências graves, como o alto índice de mortes por suicídio. Para evitar tais ocorrências, é preciso ter uma maior atenção com a saúde mental das pessoas, com o mesmo cuidado que se tem com o corpo.

Principalmente no Brasil, onde o número de pessoas depressivas em 2021 se vinculava a 5,8 % da população nacional, de acordo com a OMS. Isso sem contar com os casos não diagnosticados, o que pode elevar ainda mais esses índices preocupantes.

Diante de tais números, é importante ter uma atenção maior ao assunto, pois assim como um lençol hospitalar é necessário para a disposição para a recepção de um paciente, cuidar da saúde mental pode ser uma forma cuidar também da saúde física do indivíduo.

Por que ter atenção à saúde mental?

casal felicidade
Dicas para melhorar sua saúde mental 7

Caso os números citados de depressão já não sejam suficientes para convencer alguém sobre a importância de se observar as causas associadas aos cuidados da saúde mental, é relevante falar então dos danos que esse tipo de enfermidade pode trazer à sociedade.

Para o lado pessoal é possível citar o distanciamento das vítimas com tais enfermidades dos seus amigos e família, com esse enfraquecimento emocional podendo trazer danos também para aqueles ao seu redor, sendo assim um problema de mais de uma pessoa.

Isso também pode se expandir para o setor profissional, com alguma crise mental ou emocional podendo prejudicar suas ações junto à sua carreira, afetando assim suas funções como um fornecedor de energia solar, em uma posição jurídica.

Para evitar problemas relacionados aos dois campos, é preciso então adotar novas práticas diante dos seus cuidados pessoais, para que sua saúde mental possa ser assegurada. Existindo algumas ações que podem ajudar nessa preservação emocional.

8 maneiras de melhorar sua saúde mental

medica mulher
Dicas para melhorar sua saúde mental 8

Olhar para a sua saúde mental deve ser algo a ser observado com certa atenção, para que assim seja possível ter um melhor cuidado e conhecimento sobre si mesmo. Permitindo com que tal pessoa alcance melhores resultados em diversas questões de sua vida.

Coisas a serem conquistadas a partir de ações até mesmo simples de entrarem em sua rotina, tais como:

  1. Pratique exercícios regulares

Cuidar do corpo pode ser também uma forma de ajudar no controle da mente. Pensamento esse que é passado para qualquer atleta que queira se destacar em seu esporte, e que também pode ser adotado para uma pessoa comum, em busca de uma melhor saúde.

Além da liberação de endorfina por meio das atividades físicas, existe também a rotina associada a tais práticas, que através da criação de um cronograma constante de tais ações permite um melhor controle da mente, ao ocupá-la com tais tarefas. 

  1. Rotina organizada

Essa dica está diretamente associada à citada prática de esportes, já que a criação de uma rota diária exige de uma pessoa uma certa responsabilidade, colocando sua mente para se ocupar com tais tarefas do dia a dia, sem tempo para pensamentos sombrios.

Criando assim um clima positivo na vida das pessoas, da mesma forma com que um Climatizador Evaporativo pode melhorar a atmosfera de um espaço.

  1. Boa alimentação

Cuidar da mente está diretamente associado aos cuidados do corpo, e nem é preciso falar de questões estéticas, mas sim do teor nutricional que certos alimentos podem trazer para os cuidados da saúde mental de cada pessoa.

Já que ao evitar produtos com alto teor de cafeína, por exemplo, é possível impedir o surgimento de problemas com o sono, o que pode esgotar sua mente e levar à causa de diversos problemas.

  1. Durma bem

Falando de sono, ter uma noite adequada de tranquilidade pode ajudar com seus cuidados em relação à saúde mental. Sendo importante evitar bebidas com altas doses de cafeína e açúcares.

Outra dica é tirar seus aparelhos eletrônicos das tomadas e plugues, para que assim tal indivíduo não perca seu sono por causa da iluminação constante das telas do seu celular, computador ou televisor.

  1. Meditação

E quando se fala tanto em ter uma boa noite de sono, assim como ter uma saúde mental adequada, paz e tranquilidade se mostram essenciais. Apostar na yoga e / ou na meditação pode ser uma maneira de se alcançar ambos.

  1. Evite vícios em geral

Não existe algo mais prejudicial para o controle de sua saúde mental do que se render a possíveis vícios, podendo facilmente ser citados elementos como álcool e drogas, contudo, medicamentos ou até mesmo uma atividade em excesso pode resultar em tal dependência.

Para evitar isso é importante consumir sempre coisas saudáveis, como trocar sua bebida alcoólica pelo bebedouro de galão de água mais próximo de você.

  1. Ajuda profissional

Recorrer aos seus amigos e familiares no caso de algum problema é sempre uma boa opção, contudo, é somente com um acompanhamento profissional que será possível ter um diagnóstico correto, permitindo assim uma escolha do tratamento correto.

  1. Pensamentos positivos

Pode parecer algo até desnecessário falar sobre como pensar positivamente pode ser a solução para os problemas de saúde mental, contudo, a ocorrência frequente de pensamentos negativos de fato pode impactar sua saúde emocional.

Logo, caso você se encontre em um momento complicado, evite elementos que possam causar algum tipo de gatilho mental, revivendo traumas ou levando a uma piora em relação a pontos emocionais.

Por fim, é importante olhar com atenção para essas dicas, para que assim seja possível ter um melhor controle acerca de sua saúde mental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.