• Post author:
  • Post category:Dicas

Confira dicas para pagar as parcelas em dia

O empréstimo é uma das alternativas mais utilizadas por brasileiros quando a situação financeira aperta. E obter crédito no mercado não é tão difícil; afinal, existem diversas linhas de crédito que atendem, inclusive, negativados.

Mas é importante frisar que, ao pegar um empréstimo, estamos contraindo uma dívida, então é essencial se planejar para honrar com as parcelas e evitar que as dívidas aumentem.

De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o pagamento de dívidas é o principal motivo que leva os brasileiros a pegar um empréstimo. Segundo os dados do estudo, a maior parte do crédito vai para pagar dívidas de cartão de crédito e outros empréstimos.

Mesmo com essas vantagens de possibilitar a organização financeira, todo empréstimo tem um custo. Por isso, é importantíssimo se organizar para pagar as parcelas e zerar todas as dívidas. Para te ajudar nesse objetivo, separamos algumas dicas que podem facilitar sua organização, confira abaixo:

Detalhe os seus gastos atuais

Um ponto importante após contrair um empréstimo é detalhar todos os gastos mensais. Isso é fundamental para entender se o seu custo mensal cabe no seu atual orçamento.

Considere todos os custos fixos e variáveis do mês e inclua as parcelas do empréstimo nesta conta. Depois relacione seus custos com a sua renda mensal e veja se está tudo dentro do orçamento. O dinheiro está sobrando ou não? Tenha uma resposta clara para esta pergunta.

Dessa maneira, você pode diminuir ou excluir gastos que sejam supérfluos ou variáveis para encaixar as prioridades de pagamento no seu orçamento atual.

Defina a melhor forma de gastar o dinheiro do empréstimo

O primeiro ponto é entender que não é recomendado pegar um empréstimo para pagar as contas do dia a dia. O crédito deve ser usado para alguma finalidade. E é importante que você defina as prioridades após pegar o empréstimo.

Assim, você pode diminuir seus custos mensais para facilitar o pagamento das parcelas do empréstimo. É possível usar o crédito do empréstimo para pagar dívidas mais caras que estão atrasadas, como compras parceladas no cartão de crédito, por exemplo.

Então, o ideal é utilizar o crédito para abater dívidas parceladas mensalmente. Dessa maneira, será possível diminuir o valor devido e realizar o pagamento do empréstimo.

Priorize o pagamento do empréstimo

Mesmo que o seu custo mensal caiba no seu orçamento, é importante entender que imprevistos podem acontecer. E, nestes casos, será preciso priorizar o pagamento de algumas contas em relação a outras. Uma dica importante é dar prioridade ao pagamento do empréstimo.

Todo empréstimo possui juros e multas por atraso nas parcelas, que podem aumentar bastante o custo da operação. Então, para não tornar a dívida impagável, dê prioridade aos seus custos fixos e à parcela do empréstimo quando for necessário.

Evitar o atraso da parcela de um empréstimo será muito melhor do que atrasar o pagamento da academia, por exemplo.

Controle os seus gastos mensais

A última dica é básica: controle os seus gastos. Mesmo que as contas caibam no orçamento, é preciso controlar os gastos. Os custos fixos e as parcelas do empréstimo possuem um custo X que não pode ser alterado. Porém, os custos variáveis podem ser controlados.

Gastos com lazer, com streamings, com academia, entre outros, devem ser administrados com rigidez. Somente assim você garante que terminará o mês dentro do orçamento. Isso é importantíssimo para reavaliar os hábitos de consumo e priorizar os gastos mais importantes.

Estas são as nossas dicas para organizar as contas e garantir o pagamento do empréstimo. Ao contrair essa dívida, é preciso dar uma atenção maior para ela, pois o atraso nas parcelas pode acarretar multas e juros que tornam o empréstimo impagável. Então, siga as recomendações para pagar o empréstimo com tranquilidade.