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Para o funcionamento adequado do setor industrial é preciso ter atenção a uma série de questões, principalmente no que se trata da relação entre os funcionários e o seu local de ofício, através do uso correto de equipamentos, além da ação da medicina do trabalho.

Questões que irão garantir tanto melhores resultados para a empresa por trás de um negócio, como também para os funcionários que atuarão em tal empreendimento. Sendo preciso garantir uma relação saudável entre ambos, para o alcance dos melhores índices.

O maior erro para uma empresa, inclusive, é excluir o fator humano por trás de suas ações, com o próprio público estando hoje mais preocupado acerca de tal assunto, exigindo uma transparência adequada por parte de uma companhia, em relação ao seu ambiente interno.

Medicina do trabalho: entenda mais sobre a área
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Algo perceptível quando se fala da organização física de um restaurante fast-food, que atualmente busca deixar suas cozinhas abertas ao público, apostando em um ambiente visível, para que seja possível destacar a higiene em relação ao trato dos alimentos.

Visibilidade essa mais difícil de ser exposta quando se fala do ambiente de uma fábrica, mas que não exclui a necessidade desse negócio em expor a adequação do seu ambiente de trabalho, como na presença de um climatizador evaporativo para espaços quentes.

Com tais questões podendo se destacar por essa companhia por meio do seu site, informando ao público a presença de um ambiente adequado, que reconheça a importância de oferecer à sua audiência interna um espaço de trabalho apropriado.

Mas quando se fala da adequação do ambiente de trabalho, é preciso citar questões que vão além do espaço físico, lidando também com qualquer tipo de implicação que possa prejudicar ou beneficiar a vida desses funcionários em suas atividades.

Como no uso adequado de produtos de limpeza profissional, a garantir um espaço limpo e higienizado para a execução de força de trabalho desses profissionais, evitando até mesmo o surgimento de doenças, a depender da área de ação.

Baseado nisso, é importante citar um elemento de grande relevância em relação à adequação do ambiente de trabalho, que são justamente as práticas de medicina voltadas à tal setor.

Ao que se refere à medicina do trabalho?

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Como o próprio nome indica, essa área da medicina busca focar suas atividades na execução de diferentes ocupações, garantindo assim a saúde dos profissionais, e como consequência disso uma melhor aplicação de suas tarefas acerca de sua profissão.

Como na importância de um terapeuta visitar regularmente o seu próprio psicólogo, para que somente ao ter um bom controle de sua mente, seja possível ajudar os seus pacientes a se encontrarem nesse sentido.

Explicando assim a relevância da medicina do trabalho para o mercado de produção, já que os seus resultados dependem diretamente da qualidade de vida dos seus funcionários. Indivíduos responsáveis por pôr em prática as atividades oferecidas por uma companhia.

Conceito importante hoje para que um distribuidor de avental descartável consiga atingir os melhores resultados dentro de sua área de atuação, mesmo que se trate de uma concepção antiga do mercado, cuja relevância continua a ser aplicada até os dias de hoje.

Ao se falar da medicina com um foco específico no setor de trabalho, é possível voltarmos até o período da Revolução Industrial, com a Inglaterra sendo o primeiro país a trabalhar com tal conceito, buscando lidar com os problemas referentes a tal mercado.

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Com o processo de implementação das máquinas no setor de trabalho resultando em diversos acidentes, do item de uma utilização não adequada desses equipamentos. Isso associado à falta de higiene nesses locais, causando diversas doenças.

O propósito de garantir a saúde ideal dos funcionários de uma fábrica, era também de manter de forma constante os níveis de produção desse empreendimento, permitindo com que uma empresa de poltrona hospitalar consiga ter um melhor controle de sua produção.

Para assim impedindo com que a sua equipe de trabalho tenha na verdade que utilizar tais equipamentos, casos os colaboradores tenham que se afastar do trabalho para ir ao hospital tratar de alguma enfermidade.

No Brasil, a preocupação acerca da medicina do trabalho passou a ser tida como algo de importância a partir da consolidação das leis trabalhistas, por meio da CLT em 1943.

Com tal conceito trabalhamos com uma série de atividades para garantir o melhor tanto aos funcionários, como também às empresas as quais eles prestam serviços.

Funções da medicina do trabalho

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O conceito de medicina do trabalho opera a partir de noções voltadas não só ao tratamento de enfermidades, mas também com a prevenção delas. Trabalhando então com um conjunto de objetivos específicos, sendo eles: 

Prevenção de doenças

Diversas atividades no mercado de trabalho podem resultar na causa de doenças que podem estar associadas ao contato frequente com algum material, ou realização de alguma atividade constante.

Existindo assim uma taxa extra a ser paga por questões de insalubridade, por exemplo, como para quem trabalha no recolhimento de lixo ou limpeza de esgoto. Mas até mesmo as atividades de trabalho tradicionais podem resultar em doenças, tais como:

  • LER – Lesão por esforço repetitivo;
  • Estresse;
  • Problemas de visão;
  • DORTs – Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Sendo preciso então ter um acompanhamento frequente sobre a saúde desses profissionais, assim como a manutenção de equipamentos biomédicos é necessária para garantir o funcionamento correto de tais equipamentos.

Evitando acidentes

Enquanto certas doenças são causadas por causa do contato constante com certos elementos, as atividades de trabalho também podem levar a problemas mais imediatos, como na ocorrência de algum tipo de acidente.

Nesse sentido é importante ter atenção para as atividades físicas a serem executadas neste trabalho, sendo relevante observar o funcionamento dos equipamentos utilizados, que por meio de reparos frequentes se torna possível evitar certos problemas.

Promoção da qualidade de vida

Para cuidar da saúde dos funcionários  é responsabilidade de uma empresa também atenção à difusão de práticas que podem ajudar na manutenção de sua saúde. Seja com a distribuição de panfletos com dicas de saúde ou até mesmo de equipamentos adequados.

Lembrando que existe também a responsabilidade legal em certos casos, como no ramo de construção, que é responsável pelo equipamento de EPI aos seus funcionários. Sendo necessário realizar uma análise ergonômica do trabalho, pela saúde de sua equipe.

Atenção a saúde física e mental

Por mais que a questão física tenha uma grande importância no setor de trabalho, é importante também ter atenção ao que se relaciona à saúde mental dos seus funcionários, já que casos de estresse ou até mesmo depressão podem trazer danos graves.

E não somente ao índice de produção de uma fábrica, mas também a forma com que tais profissionais se encontram. Não só no trabalho, como também em suas vidas pessoais, sendo esse um dos principais objetivos por trás do conceito de medicina do trabalho.

Buscando benefícios para ambos os lados associados dentro de uma relação de trabalho, mantendo o mercado em pleno funcionamento, assim como a vida de tais profissionais, buscando assim os melhores resultados em relação às suas carreiras.

Para isso, é importante recorrer aos serviços de uma empresa de medicina do trabalho, que na execução de suas atividades conta com uma grande linha de profissionais.

Quem pode agir como profissional nessa área?

Na área de saúde existem diversos profissionais que podem exercer sua capacitação médica para o setor de trabalho, atuando na análise e manutenção das competências físicas e mentais dos funcionários de uma companhia.

Entre essas capacitações é possível citar:

  • Engenheiro em segurança do trabalho;
  • Técnico em enfermagem do trabalho;
  • Fisioterapeuta do trabalho;
  • Ergonomista;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo.

Cada tipo de profissional tendo uma essencialização diferente para o mercado de medicina do trabalho, responsáveis por garantir a saúde física e mental de quem trabalha em alguma atividade específica.

Por meio de ações que permitam cuidar da alimentação dessa equipe, da saúde emocional, além de todo tipo de conceito que possa ser importante para a manutenção adequada desse profissional junto à sua área de trabalho, evitando assim doenças e acidentes.

Pois da mesma forma com que uma auditoria ambiental deve ser feita, antes de se iniciar qualquer tipo de atividade industrial próximo a uma área ambiental, é importante também observar a condições de trabalhos a serem oferecidas para a sua equipe interna.

Sendo importante realizar constantes análises acerca da saúde dos seus funcionários, incluindo também questões associadas à admissão de tais profissionais, como na verificação de sua caderneta de vacina, entre outras situações referente à saúde.

Tudo para garantir a presença de uma equipe preparada para o trabalho, sem que nenhum problema de saúde possa prejudicar a relação entre uma empresa e os seus empregados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.