O emagrecimento e redução do percentual de gordura, está ligado diretamente a elevações dos níveis de testosterona total e livre em homens.

A quantidade de gordura abdominal tem relação inversa com os níveis de testosterona . Ganhos de aproximadamente 5Kg de peso em gordura, reduzem os níveis de testosterona sanguíneos em aproximadamente 15 – 20% .

Como podem analisar, perdas de 7 a 10% de gordura corporal, já proporcionam excelentes benefícios para restaurar o equilíbrio hormonal.

Efeitos do excesso de peso nos níveis de testosterona

Outro grande estudo populacional também confirmou estes dados, 25% dos obesos produziam pouca testosterona, apresentando comprometimento do metabolismo energético e da oxidação de gorduras, piora da resistência insulínica, lipogênese e, por fim, mais ganho de peso… Um ciclo que não se acaba!

Na maioria dos obesos, os níveis de testosterona encontram-se próximo dos limites inferiores da normalidade, ou abaixo deste limite, caracterizando hipogonadismo em algumas situações.

A testosterona é um dos cinco principais hormônios envolvidos na queima de gordura corporal.

A testosterona auxilia na construção e manutenção da massa muscular, e ajuda a queimar de gordura de forma eficiente. O hormônio também favorece os ossos, a energia, o apetite sexual, a memória e o foco mental.

Em relação à parte física, os treinos mais rápidos e intensos, principalmente levantamento de peso, elevam os níveis de testosterona; enquanto os prolongados podem diminuir os níveis de testosterona.

No quesito alimentação, dê preferência às proteínas magras, aos carboidratos complexos e às gorduras saudáveis. Um trio imbatível em favor do equilíbrio na quantidade do hormônio masculino no sangue e, por consequência, na redução do percentual de lipídios.

Mais um detalhe: alguma gordura saturada precisa ser incluída na dieta, para a produção da testosterona acontecer.

O uso de suplementação com alguns minerais básicos, também é bem vindo para que a produção de testosterona aconteça, recomendamos o Pau de Cavalo. O Pau de cavalo funciona melhorando a saúde sexual e repondo de forma gradativa os nutrientes para que o homem possa ter uma vida saudável.